Como lidar com a Birra Infantil

Birra

Seu filho costuma fazer birra diante de situações onde se sente contrariado? Pois é, não se preocupe. É uma situação absolutamente normal.

Isso acontece porque até os quatro anos de idade a atividade no hemisfério esquerdo, que fica por conta do pensamento lógico, não está completamente desenvolvida. Então, essa parte do cérebro ainda se encontra limitada. Como não há uma percepção clara de linearidade e passagem do tempo, prometer algo para depois a fim de tranquilizar a criança será praticamente em vão.

A melhor forma de resolver essas crises de birra é tentar atrair a atenção da criança para outra coisa ou atividade, desde que atraia o interesse do pequeno diante da frustração em não ter um desejo correspondido. Propor alternativas frente a alguma situação de birra infantil também pode ser uma saída muito boa. Por exemplo, se a criança quer pular na cama (correndo o risco de cair e se machucar), tente convencê-la a realizar atividades em outro local da casa. Mas para isso será preciso um jogo de cintura para entrar na brincadeira e despertar a confiança de seu filho. Lembre-se que você precisa ser convincente para atraí-lo.

Que tal propor uma tarefa divertida como desenhar na mesinha da sala? Você pode incentivar a criatividade do pequeno e se aproximar propondo que ele desenhe animais, casas, carros ou pode desenhar e pedir que seu filho identifique o que está desenhando, como um jogo.

Outro detalhe que precisa ser ressaltado é o humor dos pais e das mães. É verdade que, às vezes, a birra pode causar certa impaciência dos adultos. Mas a forma que vocês lidam com suas crianças nesses momentos pode influenciar a crise. Portanto, procurem, acima de tudo, ficar calmos e testar as soluções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *